quarta-feira, 26 de março de 2014

Perdendo a batalha......mas com pé no chão e não nas "nuvens".




O Culto do Amador

Segundo Andrew Keen, em seu livro O Culto do Amador:

"À medida que a mídia convencional tradicional é substituida por uma imprensa personalizada, a internet torna-se um espelho de nós mesmos. Em vez de usá-la para buscar notícias, informação ou cultura, nós a usamos para sermos de fato a notícia, a informaão, a cultura.
Esse infinito desejo de atenção pessoal esta movendo a parte mais dinâmica da nova economia da internet - redes sociais como Myspace, Facebook, Bebo e Orkut. Como santuário para o culto a autotransmissão, estes sites tornaram-se repositórios de nossos desejos e identidades individuais. Eles se dizem devotados à interação social, mas na realidade existem para que possamos fazer propaganda de nós mesmos: desde nossos livros e filmes favoritos até as fotos de nossas férias de verão, sem esquecer "testemunhos" elogiando nossas qualidades mais cativantes ou recapitulando nossas últimas farras."




A caverna de platão

Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência, isto é, do conhecimento abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias - um mundo real e verdadeiro - e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo das coisas sensíveis - este mundo -, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, não são perfeitas como as coisas no mundo das idéias e, por isso, não são objetos suficientemente bons para gerar conhecimento perfeito.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário