quarta-feira, 11 de abril de 2012




- Vamos?
- Você acha que estou pronto?
- Se não achasse não estaria aqui neste momento.
- Mais que critérios utilizou?
- Não há critérios.
- isso é injusto!
- Como quase tudo na vida meu caro.
- Mas ainda me sinto bem! Olhe, ainda posso correr!
- Não perca seu tempo e energia. Essa não é a questão.
- E qual é??? Você não me responde nada!
- Você só me perguntou sobre uma coisa. Vamos, não tenho tanto tempo.
- Espere, pois vamos fazer um acordo.
- Não me venha propor um jogo de xadrez. Não negocio mais. E sempre ganho.
-  Ao menos responda minhas perguntas.
- Não sendo a mesma...
- Me fala porque veio me buscar antes de tantos filhos da puta que não merecem mais nem um segundo de pé?
- Vocês não entendem não é? Nunca vão entender. O problema não é ser bom ou ruim. Honesto ou trapaceiro. Pai de família ou estuprador. Isso não importa. Até porque quem foi que instituiu o que é bom e o que é ruim? O que te difere de um “filha da puta”?
- Nunca fiz mal a uma mosca.
- E só não fez para me evitar? Evitar ser “castigado”? Não foi de sua índole ser bom? Não foi verdadeiro? E se fizesse mal a mil moscas, a mil pessoas? O que tem haver com minha vinda?
- Como assim?
- Vocês me associam a coisas ruins. Sou sua única certeza. Única. Faço parte de suas vidas. Sou na verdade o fechamento delas.
- Mas como não associar? Você esta na guerra, doenças, acidentes, catástrofes...
- Sou conseqüência destas, não sou eu que as causo. Vamos, esta na hora.
- Espere! Só mais um pouco! Me diga, para onde eu vou?
- Você não esta indo, você esta saindo.
- Não estou entendendo.
- Como falei a pouco, sou o fechamento. O fim.
- Não! Não pode ser só isso!
- Só isso? E o que você queria?Você teve uma boa vida, infância feliz, pais presentes, bons amigos, bom profissional, esposa companheira, filhos saudáveis, Acho que não tem do que se queixar.
- E o céu?
- Você quer dizer... O paraíso?
- Isso?
- Como podem se enganar? Você realmente já parou pra pensar neste absurdo?
- Mas Deus fal...
- Espere meu caro! Não queria chegar a este ponto. Até porque você me pediu só mais um pouco e este assunto iria levar um bom tempo. Não pretendo abrir seus olhos e sim fechá-los. Sinto, mas não tenho mais tempo. Chegou a hora.
- E agora?
- Isso:

                                      ...FIM...

(Sem luzes, sem túnel, sem pessoas de branco vindo buscá-lo) 



Eduardo Ramos




* Inspirado em O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet ), filme sueco de 1956, escrito e dirigido por Ingmar Bergman. O filme é baseado numa peça de teatro de autoria do diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário