quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como nasceu a música "Ingazeiras", de Ednardo.

Texto retirado do Blog DR. ZEM de Ricardo Meira


No início dos anos setenta, o falecido jornalista Júlio Lerner, lançou um programa, na TV Cultura, que desafiava a criatividade tempestiva dos compositores.
O programa, inicialmente, teria a participação do MPB4 que, ao conhecer o roteiro desafiador do programa, não aceitou o convite. O respeitado jornalista procurou, então, o compositor Belchior, que convidou o “Pessoal do Ceará”, como era denominado um grupo de cearenses que viria a fazer história na MPB, dentre eles Ednardo, Rodger Rogério e Jorge Melo - Fagner estava gravando um disco e não participou.

O programa, denominado “Propostas”, em síntese, tinha como base uma conversa prévia dos compositores com uma personalidade brasileira ilustre. No dia seguinte, o convidado era entrevistado pelo jornalista e, de acordo com as respostas, o apresentador desafiava os músicos a comporem uma música relacionada às declarações do entrevistado. Um detalhe: os compositores tinham de dois a quatro dias para concluírem o trabalho. Dessa forma, nasceram algumas músicas do “Pessoal do Ceará”. Uma delas foi “Ingazeiras” de Ednardo. O compositor cearense declarou, no ótimo livro “No Tom da Canção Cearense – Do rádio e tv, dos lares e bares na era dos festivais (1963 - 1979), do pesquisador Wagner Castro, que a música foi inspirada em uma resposta do Aldemir Martins.



O artista plástico (foto), cearense do Cariri, teria declarado “eu nasci lá nas ingazeiras (...) eu sou uma pessoa muito atirada, fui criada na verdade no oco do mundo”. O mote caiu como uma luva para Ednardo, então em busca do sucesso no difícil mercado do sul do país.

Talvez a própria identificação do compositor cearense com o tema o tenha inspirado a compor, em tão pouco tempo, uma das suas mais belas obras.Ouça a música.

Ingazeiras (Ednardo)

Nasci pela Ingazeiras
Criado no ôco do mundo
Meus sonhos descendo ladeiras
Varando cancelas
Abrindo porteiras

Sem ter o espanto da morte
Nem do ronco do trovão
O sul, a sorte, a estrada me seduz

É ouro, é pó, é ouro em pó que reluz
É ouro em pó, é ouro em pó

É ouro em pó que reluz
O sul, a sorte, a estrada me seduz

Nos Gatos já nascemos Aldemir Martins



















































domingo, 27 de outubro de 2013

LUTO - Lou Reed

Morreu neste domingo (27), aos 71 anos, o guitarrista e compositor norte-americano Lou Reed, de acordo com informações da revista Rolling Stone. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o músico se submeteu a um transplante de fígado em maio deste ano.


sábado, 26 de outubro de 2013

MP3 x CD x Viníl




MP3 é prático, mas o prazer de manipular um CD, folhear sua capa enquanto escuta faixa a faixa é incomparável. E o que dizer dos meus saudosos vinís....os estalinhos eram um charme a mais nas introduções das músicas. Tinham faixas que eu ouvia com tanta frequência que estes estalos eram bem mais audíveis de tanto atrito da agulha. Minha pick up Technics SL 1200 MK ll tinha muita história pra contar. Rsrsrs
Alguém sabe o que estou querendo dizer?





quinta-feira, 3 de outubro de 2013

The Day





Meu pequeno grande amor




É só de ninar e desejar que a luz do nosso amor
Matéria prima dessa canção
Fique a brilhar
E é pra você e pra todo mundo que quer trazer
Assim a paz no coração
Meu pequeno amor
E de você me lembrar
Toda vez que a vida mandar
olhar pro céu
Estrela da manhã
Meu pequeno grande amor que é você Pedro
Pra poder ser livre como a gente quis
Quero te ver feliz

terça-feira, 1 de outubro de 2013

DAUGHTER



Daughter is an English indie rock band originating from London in 2010. Originally the solo work of Elena Tonra, they are now a trio with the addition of guitarist Igor Haefeli and drummer Remi Aguilella. After releasing three EPs in 2010 and 2011, they were signed by 4AD and released their first full-length album, If You Leave, in March 2013.

YOUTH




CANDLES
Unofficial video